domingo, 12 de abril de 2009

Não está aqui. Ressuscitou como disse - Domingo de Páscoa

Ressuscitei, ó Pai,
E estou sempre convosco,
Puseste sobre mim a Vossa mão,
Vossa sabedoria é admirável, aleluia!

Ressuscitou Aquele por nós padeceu e foi sepultado! Alegremo-nos irmãos! Na madrugada de hoje, o Pai Eterno enviou seu Santo Espírito, o mesmo Espírito que Jesus tinha entregue ao espirar na cruz (cf. Jo 19,30) e que agora vivifica o seu Filho amado. Este fato, verdadeiramente real, é o centro e o cume da história humana; aqui o homem decaído tem restaurada sua virtude original, perdida em Adão; mais ainda: o homem é elevado à condição divina pela participação filial no Espírito do Único Filho, como nos diz de forma impactante uma Homilia antiga, do século IV, no dia do Sábado Santo: “Constituí anjos para que, como servos, te guardassem; ordeno agora que eles te adorem como Deus, embora não sejas Deus”.
Dirijamo-nos ao sepulcro, para vermo-lo vazio. Dir-nos-ão lá: “Não está aqui. Ressuscitou como havia dito” (Mt 28,6). Observemos, como Pedro e João, as faixas de linho no chão, como que murchas, e o lenço mortuário, endurecido pelo óleo perfumoso, com a forma da face do Senhor (cf. Jo 20,5-7), e creiamos n’Aquele que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11,25).
Vivificados também nós pelo Espírito do Ressuscitado, recebido no batismo, vivamos também uma vida nova, como diz S. Paulo: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus” (Cl 3,1-3).
Cantemos ao Senhor, que se vestiu de glória! Vestiu-se do Espírito Santo! Despojemo-nos também das velhas roupas do pecado, e, embelezados pela imaculada veste batismal, vistamo-nos de Cristo, Ele que é nossa vida, nossa salvação e nossa glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário