sábado, 31 de janeiro de 2009

Um ensinamento novo dado com autoridade - IV Domingo do Tempo Comum


Na Celebração de hoje, a Palavra de Deus nos apresenta Jesus ensinando e curando. Esses são alguns dos sinais da Missão do Senhor, que se inicia com o seu Batismo no rio Jordão (Cf. Evangelho da Missa do Batismo do Senhor: Mc 1,7-11).
Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6), ensina de um jeito novo. Seu ensinamento é diferente daquele dos escribas e mestres da lei. O Senhor ensina com autoridade. O ensinamento de Jesus nos conduz por um caminho de libertação, pois somente Ele tem palavras de vida eterna (Cf. Jo 6,68). Jesus não nos obriga. Ele ensina como aquele Servo do qual nos fala o profeta Isaías: “Eis o meu servo que eu sustento, o meu eleito, em quem tenho prazer. Pus sobre ele o meu espírito, ele trará o direito às nações. Ele não clamará, não levantará a voz, não fará ouvir a voz nas ruas; não quebrará a cana rachada, não apagará a chama bruxuleante, com fidelidade trará o direito. Não vacilará nem desacorçoará até que estabeleça o direito na terra; e as ilhas aguardem seu ensinamento” (Is 42,1-4).
A autoridade de Jesus vem de Deus. Por isso, até mesmo os espíritos impuros e as forças do mal O obedecem e O reconhecem como o Santo de Deus (Mc 1,24). A cura do homem endemoninhado que nos relata o Evangelho é uma prova disso. De fato, Jesus tem o poder de nos curar de todas as nossas enfermidades, de todas as nossas misérias humanas.
Finalmente, quem é esse Jesus de Nazaré??? A Celebração da Santa Missa de hoje nos convida a responder como São Pedro: Ele é o Cristo (Cf. Mc 8,29). Jesus não é simplesmente um homem que realiza milagres e faz o bem. Ele é, antes de tudo, o nosso Salvador, o nosso Libertador. É o Deus da nossa Salvação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário