domingo, 25 de janeiro de 2009

O tempo já se completou - III Domingo do Tempo Comum


O início do ministério público de Jesus é marcado por esse anúncio: “o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo!” (Mc 1,15a). Com a vinda, com a manifestação do Verbo de Deus em nossa carne, os últimos tempos chegaram. A plenitude dos tempos já é uma realidade.
S. João nos diz no prólogo de seu evangelho que a graça e a verdade nos vieram por meio de Jesus Cristo (cf. Jo 1,17). Pois bem. Esse tempo completado é o tempo favorável para acolhermos a graça e a verdade e não deixá-las passar em vão (2Cor 6,1s). Em Jesus, Deus nos dá todos os bens necessários para a nossa salvação e santificação (cf. Jo 1,16).
No entanto, o anúncio do Reino é completado com uma exortação: “convertei-vos e crede no evangelho” (Mc 1,15b). Somente pode acolher a graça de Deus ofertada em Jesus aquele que se converte à Boa-Nova do Evangelho. Converter-se é comprometer-se com projeto de Jesus, compromisso gerador de um modo novo de viver e de ver a vida.
Essa atitude é exemplificada no texto da profecia de Jonas. Os ninivitas, diante do anúncio da destruição de sua cidade, acreditam em Deus, voltando-se a Ele (cf. Jn 3,5). Converter-se é voltar-se para Deus com todo o nosso ser.
Concretamente, viver segundo a proposta do evangelho é viver nesse mundo, na certeza de que sua figura passa (cf. 1Cor 7,31). Nada diante do senhorio de Cristo é absoluto. Tudo passa a ser relativo a Ele. Nossos projetos, nossos sentimentos, a ética, tudo deve estar em relação a Ele. Pois tudo passa. Somente permanecerão as coisas que encontram em Nele a sua consistência.
É por isso que Jesus diz que o Reino de Deus está próximo. O Reino acontece todas as vezes que acolhemos o evangelho, transformando nossa maneira de pensar e agir. O tempo está abreviado, convertamo-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário