segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tempo Comum: a graça de Deus manifestada no cotidiano

Terminados os santos dias do Natal, começamos mais uma vez o Tempo Comum ou Tempo durante o ano. Uma vez que contemplamos a Manifestação do Filho de Deus, que apareceu em nossa terra para partilhar de nossa vida humana e nos dar sua Vida Divina, passamos a agora a contemplar a vida pública do Senhor logo após o seu Santo Batismo, cuja Festa celebramos ontem. Durante 34 semanas vamos, pouco a pouco, penetrando no Mistério de Cristo, aprendendo com ele nos seus gestos, nas suas palavras, nos seus silêncios, nos seus olhares, nas suas lágrimas, nos seus cansaços, enfim, em toda a sua vida; e, aprendendo, vamos ao mesmo tempo, na medida em que abrimos o coração para Ele, sendo transformados n’Ele através da partilha de seus sentimentos e da sua vida, obra essa que é realizada pelo seu Espírito Santo.
O Tempo Comum é marcado, na Liturgia, pela cor verde; é o verde da esperança que nos faz cada dia levantarmo-nos agradecidos a Deus pelo sol que mais uma vez assoma no horizonte, pelo vigor para o trabalho, pelos benefícios inumeráveis com que Deus nos cumula cotidianamente. E, na vida pequena, na vida tecida monotonamente, dia após dia, vamos construindo uma história de amor com Deus e com os irmãos, a aventura humana neste mundo. De esperança em esperança vamos caminhando; parando para descansar um pouco, às sombras das asas de Deus, retomando o fôlego, nutrindo-nos com Sua Palavra e Seu Corpo, e caminhando novamente. E, assim, os nossos dias vão passando: serão dias cheios de sentido na medida em que vivemos abertos para o Sentido de nossas vidas; serão vazios e tristes na medida em que caímos na ilusão de uma vida vivida do nosso jeito e não do jeito de Deus.
Irmãos amados em Cristo, tenhamos a coragem de caminhar e de dizer sim ao Senhor cada dia desse ano e todos os dias de nossas vidas; façamos o propósito de sermos generosos para com Deus cotidianamente, esforçando-nos para viver a cada momento de acordo com a Sua Santa Vontade. Desse modo, ao findar o ano, teremos a feliz constatação de que foi um ano cheio de sentido e que valeu a pena viver aberto para o Senhor.
Nos que fazemos o Veni Creator Spiritus queremos caminhar com você, caro irmão! Permaneça conosco para que juntos permaneçamos em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário