sexta-feira, 22 de maio de 2009

Nova fase do Blog: o sopro do Espírito nos renova

No dia de 25 de outubro de 2008, sob a inspiração do Espírito Santo, que, conforme professa a fé católica, é Senhor que dá a Vida e procede do Pai e do Filho, iniciamos este blog. Nosso objetivo inicial era criar um espaço de reflexão sobre o tesouro espiritual da fé cristã. Nesse espaço seriam postados textos de nossa autoria (os colaboradores do blog) e também textos escolhidos dos Padres da Igreja e de outros pensadores, sejam filósofos ou teólogos. E assim começamos tal empresa. Acreditamos que o retorno dado pelo nosso pequeno e fiel grupo de leitores indica estarmos no caminho certo.
No entanto, as sugestões destes mesmos leitores e a reflexão a partir do material produzido por nós nos levaram a querer ampliar os nossos horizontes, a dar passos mais largos. Por isso, a partir de hoje este espaço não será somente um lugar onde possamos encontrar conteúdos espirituais da fé cristã, mas também um espaço (conforme a própria apresentação do blog indica) de leitura da realidade à luz da espiritualidade cristã ortodoxa. Entendamos ortodoxa como fidelidade à ortodoxia da fé presente na Sagrada Tradição e na Escritura, sob a guia e interpretação dos pastores legítimos da Igreja no exercício de seu magistério (o Santo Padre e o Colégio Universal dos Bispos).
Seguiremos a recomendação de S. Paulo: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito". (Rm 12,2) Acreditamos que a fé deve nos auxiliar a ver a realidade a partir do alto, a partir do prisma divino. Para isso é importante a participação de todos, através de comentários e sugestões.
Outra novidade nessa nova fase diz respeito a nossa identificação, os colaboradores deste blog. Até então, assumimos os Santos Doutores do Oriente Cristão como nossos patronos: Santo Atanásio, São João Crisóstomo, São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno. Esses mesmos patronos foram utilizados também como pseudônimos nossos. Porém, tal recurso foi sentido como um elemento que não proporcionava o contato mais próximo com os nossos leitores. Por isso, decidimos não mais recorrer ao uso de pseudônimos. Todos nós, colaboradores, somos seminaristas da Província Eclesiástica de Maceió, em Alagoas. Santo Atanásio é, na verdade, Bruno Igor, seminarista do 3º ano de Filosofia da Diocese de Palmeira dos Índios; São João Crisóstomo é Henrique Nogueira, seminarista do 2º ano de Filosofia da Arquidiocese de Maceió; São Basílio Magno é Luciano Duarte, seminarista do 4º ano de Teologia da Arquidiocese de Maceió; e São Gregório Nazianzeno é José dos Anjos, seminarista do 2º ano de Filosofia da Diocese de Penedo. Uma terceira e última novidade é a presença de um novo colaborador: Deyvid Caiano, seminarista do 1º ano de Filosofia da Arquidiocese de Maceió. Deyvid estará sob o patrocínio de São Gregório de Nissa.
Continuaremos sob a mística desses Santos Doutores e sob as intuições do Espírito Santo, Dom de Deus Pai, derramado sobre cada um de nós por Seu Filho Jesus Cristo, para que tenhamos a graça de participar da Vida Divina já aqui nesse mundo: Veni Creator Spiritus!

Um comentário:

  1. "Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra."(Jo4,34).
    Que essas palavras que um dia saíram da boca de Jesus,continuem ecoando nos corações de homens, que apesar das limitações deixam ser instrumentos do Espírito para se tornarem Jesus em nosso meio.
    Obrigado por tudo.
    coragem!!!!

    ResponderExcluir