sábado, 25 de outubro de 2008

Apresentação do blog


Veni, Creator Spiritus – Vinde, Espírito Criador! Com esta invocação começamos este blog, que recebe este nome porque toma como que por “patrono” o Divino Espírito que é Um com o Pai e com o Filho e fonte de toda a espiritualidade, que é alma da vida cristã. É este Espírito, Senhor e Vivificador, que nos faz cristãos, Ele que é o Espírito de Cristo, o mesmo que o Pai derramou para glorificar Seu Servo, Jesus Cristo, Deus Encarnado; é Ele que torna presente o mistério pascal de Cristo, pelo qual recebemos a filiação divina, o perdão dos pecados e a vida bem-aventurada; é Ele que nos faz co-herdeiros de Cristo, transfigurando-nos em Sua pessoa. Assim, debaixo das asas do Espírito Santo colocamos este espaço para reflexões acerca daquilo que constitui nossa Esperança e nossa Vida.
Dizemos nós porque somos quatro os autores: cada um sob inspiração de um Santo Doutor da Igreja do Oriente: Santo Atanásio, São Basílio Magno, São Gregório Nazianzeno e São João Crisóstomo. Cada artigo é obra de um autor; todos, no entanto, sob o mesmo impulso e mesmo sentir. Escolhemos os doutores do Oriente justamente porque a espiritualidade cristã oriental é a que mais leva em conta o protagonismo do Espírito, que, embora presente, às vezes fica relegado a segundo plano na espiritualidade ocidental.
O objetivo deste espaço é desenvolver reflexões que ajudem a orar e meditar nos mistérios divinos a todos quanto transitem por ele. Essas reflexões são fruto, em primeiro lugar, da própria experiência de oração dos autores, oração principalmente litúrgica, mas também de meditações pessoais e comunitárias, leituras espirituais e, por último mas não menos importante, fruto de uma lectio divina constante. Procuramos sempre ter por referencia a Sagrada Tradição da Igreja, mas levando em consideração também a teologia, a espiritualidade e a vida cristã nos tempos de hoje.
Acreditamos que a resposta que o Cristianismo deve dar às questões do mundo moderno só pode ser dada através de uma pregação e de uma vivência autêntica da Palavra de Deus em sua integralidade, iluminada pelo Espírito Santo, sob a guia dos Pastores da Igreja. É com este espírito e com estas disposições que invocamos as bênçãos de Deus para tal trabalho e para todos os que possam se beneficiar dele. Assim, invocamos mais uma vez:

Veni, creátor Spíritus,
mentes tuórum vísita,
imple supérna grátia,
quae tu creásti, péctora.

Qui díceris Paráclitus,
donum Dei altíssimi,
fons vivus, ignis, cáritas
et spiritális únctio.

Tu septifórmis múnere,
dextrae Dei tu dígitus,
tu rite promíssum Patris
sermóne ditans gúttura.

Accénde lumen sénsibus,
infúnde amórem córdibus,
infírma nostri córporis
virtúte firmans pérpeti.

Hostem repéllas lóngius
pacémque dones prótinus;
ductóre sic te práevio
vitémus omne nóxium.

Per te sciámus da Patrem
noscámus atque Fílium,
te utriúsque Spíritum
credámus omni témpore. Amen.

2 comentários:

  1. "Deus, custodi gratiam quam dedisti, ut Spiritus Sacti vigeat semper munus infusum".

    Parabenizo-os pela excelente intuição. Mais uma luz foi acesa; Graças a Deus!
    Faço votos de que este esforço produza frutos agradáveis para Deus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Continuem, esforcem-se, conscientes de que a internet é um meio eficaz e abrangente de evangelização. Procurem sempre disponibilizar o melhor de vocês, partilhando com os irmãos os dons que Deus lhes concedeu, bem como aquilo que vocês experimentam no contato com Ele. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir