quinta-feira, 23 de julho de 2009

Quando encontramos um amigo verdadeiro?


Essa talvez seja a grande pergunta que procuramos responder, e que, de certa forma, nos inquieta, tanto aqueles que já possuem amigos, quanto aqueles que pretendem tê-los. Porque os que possuem amigos buscam entender de que maneira conseguiram entrar na vida dessas pessoas, enquanto os que ainda não gozam de amizades verdadeiras permanecem procurando uma forma de entrar de vez na vida de um possível amigo.
Se prestarmos atenção, iremos perceber que não escolhemos os nossos amigos, eles surgem em nossas vidas, manifestam-se, e, quando nos damos conta, já ganhamos um novo amigo.
Por isso é muito bonito quando Deus vai formando uma pessoa para ser amigo de outra, pois para ser amigo é preciso saber partilhar a vida, as coisas do outro ganham importância para nós, o que o outro está vivendo é importante e não passa despercebido. A alegria do outro, assim como a tristeza também é nossa. Enfim Deus nos prepara pessoas que experimentam conosco as mesmas situações, sobretudo os sofrimentos da alma e da carne.
Podemos construir uma amizade em minutos ou talvez quem sabe em anos de convivência, porque para se fazer um amigo verdadeiro o tempo não conta, pois quem gera essa amizade é o próprio Deus, e bem sabemos que o tempo de Deus é diferente do nosso tempo.
Portanto, uma frase bem conhecida por todos e verdadeira diz que quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. De fato encontrou, porque os amigos que temos foi o próprio Deus que escolheu, preparou e colocou em nossas vidas. Por isso, essas pessoas são dons de Deus verdadeiramente, são sinais do amor bondoso de Deus e de sua misericórdia para conosco.

Um comentário:

  1. Olá caro Deyvid Caiano! É com muita alegria que escrevo algumas palavras comentando o seu belissimo texto.
    Nós dois que fomos colegas do seminario menor de Penedo - AL no ano de 2005 e, que tivemos uma convivência alternada entre alegria e tristeza, mas, sobretudo, da presença do respeito e da amizade.
    Amizade! Eita palavra não muito dificil de escrever, mas de falar de sua essência, daquilo que ela representa para nós. E o seu texto, Deyvid, me chamou a atenção sob dois aspectos: amizade sendo como que algo que se partilha sobre a vida e a amizade nos momentos dificeis. É bem verdade o texto exposto por você meu amigo! Com os amigos a gente dialoga, partilha a nossa vida; com eles nós encontramos o consolo e o conselho. Amigo não é simplesmente aquele que nos elogia, mas, principalmente o que nos ajuda a crescer. Com o amigo nós subimos escadas, nós caminhamos, nós rimos, nós choramos. E é exatamente nos momentos de adversidades que reconhecemos quem são realmente nossos amigos, pois eles nunca nos abandonam. Um abraço Deyvid. E que Deus te abençoe hoje e sempre. Que Deus abençoe a sua vocação! Seja perseverante. Conte sempre com este teu amigo paraibano.
    Seminarista Felipe Almeida (Filosofia, Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição).

    ResponderExcluir