domingo, 30 de novembro de 2008

I Domingo do Advento


O Verbo eterno do Pai, da luz do Pai emanado, nascendo, eleva história caída pelo pecado. E assim libertas das culpas, frutos de nossas malicias, no céu possamos gozar vossas eternas delícias.[1] Por causa da dureza de nossos corações e do não reconhecimento de Deus como nosso Senhor e Redentor, nos distanciamos de seus caminhos e assim, nos afastamos de Deus, como diz a Escritura: criei e fiz crescer meus filhos, mas eles me desprezaram...Israel não me conhece, meu povo não quer entender...[2] No entanto, Tu, Senhor, estás no meio de nós, e Teu nome foi invocado sobre nós; não nos abandone, Senhor e nosso Deus.[3] E eis que Ele vem ao encontro de quem é justo, pois Ele é bom, clemente e fiel, é perdão para quem o invoca.[4]
Desnorteados, por nos desviar dos caminhos de Deus e, conseqüentemente, ficando sem esperança, nos deparamos com uma absurda pergunta: qual o sentido de nossa existência? Que, muitas vezes, permanece sem resposta por imaturidade espiritual e pelo afastamento de Deus. Mas, em Cristo, existimos, nos movemos e somos. E Nele somos cumulados de todas as riquezas, todas as palavras e todo conhecimento[5] Eis a verdadeira e única resposta, nosso Senhor Jesus Cristo. E Ele disse, Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Meus irmãos, eis que Cristo virá e manifestará a coroa de sua glória cercado de uma multidão de anjos para julgar os vivos e os mortos e renovar toda a criação. Eis que faço nova todas as coisas. Dessa forma, na fé de que Cristo virá, O obedeçamos; E Ele disse: vigiai, portanto, pois, não sabeis quando o Senhor desta casa voltará, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo. E o que vos digo, digo a todos.[6]
Amados irmãos, movidos pelo Espírito Santo, na esperança da vinda de Cristo e, certos de seu justo julgamento, peçamos a Deus Pai que nos conceda o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com nossas boas obras ao encontro de Cristo que vem, sejamos reunidos a sua direita na comunidade dos justos.[7]


[1] Hino do Ofício das Leituras do Tempo do Advento;
[2] Is 1, 2-3;
[3] Jr 14, 9;
[4] Sl 85 – 86, 5;
[5] 1 Cor 1, 5;
[6] Mt 13, 35;
[7] Oração Coleta do 1º Doingo do Advento – Ano B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário