domingo, 7 de dezembro de 2008

O Senhor vem vindo, preparemos os seus caminhos! – Reflexão das leituras do 2º Domingo do Advento


Diante do questionamento acerca do retardo do dia do Senhor, S. Pedro, na 2ª leitura da liturgia desse domingo, recorda-nos: o tempo de Deus é outro, é o tempo da graça, onde mil anos equivalem a um dia, e um dia a mil anos (cf. 2Pd 3,8). Mais do que viver especulando sobre as demoras de Deus, importa-nos viver o tempo presente, o tempo da paciência de Deus, tempo propício para a nossa conversão (cf. 2Pd 3,9b), de fazer brotar na nossa vida os frutos do Espírito. E o esforço por viver uma vida pura e sem mancha e em paz é animado pela certeza de que a vida humana e a criação têm uma direção, caminham para a transfiguração plena no fogo do Espírito Santo, onde haverá um novo céu e uma nova terra (cf. 2Pd 3,10-14).
Não importa, portanto, sabermos quando tudo será transformado e Cristo, nossa Glória, aparecerá. O importante é estarmos prontos e gerar frutos de santidade, pois o Senhor vem vindo sempre em nossas vidas. Ele veio uma vez segundo a carne, e, com certeza, virá uma segunda vez glorioso. Mas entre as duas vindas, conforme afirma S. Bernardo, há um vinda intermediária do Senhor na vida de cada um de nós. Essa vinda é como um caminho que conduz da primeira à última; nessa vinda intermediária de cada dia, o Senhor manifesta o poder de sua graça, sendo consolo e repouso. É preciso que estejamos com o terreno do nosso coração aplainado para recebê-lo.
O grito do precursor, João Batista, que emerge no Evangelho de hoje: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas! (Mc 1,3b) recorda-nos a necessidade da permanente constância na fé e na vida cristãs, para que as lutas de cada dia, com suas alegrias passageiras, decepções, cansaços e fadigas, não impeçam que o Senhor venha e entre em nosso coração, transformando o deserto da nossa vida em jardim de graça.
Eis o nosso Deus, Ele vem com poder, como um pastor que apascenta o rebanho, carregando-nos ao colo (cf. Is 40,9-10). Caminhemos rumo às festas que se aproximam na certeza de que nosso Deus está conosco, acalentando-nos e enchendo de sentido a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário