quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ó Sabedoria - Primeira Antífona do Ó


O Sapientia quae ex ore Altissimi prodisti, attingens a fine usque ad finem, fortiter suaviter disponensque omnia: veni ad docendum nos viam prudentiae.

Ó Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo, atingindo de uma a outra extremidade e tudo dispondo com força e suavidade, vinde ensinar-nos o caminho da prudência.

Hoje, iniciamos a Semana Santa do Natal, saudando o Cristo com a primeira Antífona do Ó, que o evoca com o título de Sabedoria que sai da boca do Altíssimo. S. Paulo nos diz que o Cristo Crucificado é para nós cristãos a sabedoria de Deus (cf. 1Cor 1,24). Cristo é a Sabedoria do Altíssimo. Agora, nós cristãos sabemos que aquela Sabedoria criadora da qual fala o livro dos Provérbios é o próprio Jesus (Pr 8,22-31). Essa Sabedoria existe antes de todos os tempos; quando os céus e a terra foram criados, a Sabedoria ali estava presente. A sabedoria era o mestre-de-obras de Deus, sendo seu encanto todo o tempo Sua presença. É por isso que o Verbo de Deus, Aquele que vem habitar entre nós, tudo abarca, e seus sinais estão presentes na criação e no coração de todo homem. Todo o desejo do coração humano, toda a beleza são marcas dessa sabedoria de Deus na qual fomos criados.
Que a Sabedoria venha nesse Natal e no ensine o caminho da prudência, a viver nesse mundo com equilíbrio, justiça e piedade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário