sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

II - Amizade e Amor: são Diferentes?


O cuidado e o interesse pela vida e história do outro, a alegria do encontro e o prazer da companhia, a segurança e a proteção, a saudade, o carinho e a delicadeza, o compromisso com a felicidade do outro, a doação, o contato com o corpo e a sexualidade da pessoa são características presentes tanto na amizade quanto no amor. Porém, amizade e amor são, essencialmente, diferentes.
A amizade procura dar sem nada esperar em troca. Não apresenta condições, nem exige provas, nem explicações. É pura gratuidade. "A amizade ama ar fresco e livre. Não será murada em redutos estreitos", segundo palavras de William Penn, escritor inglês. Contrariamente, o amor dá para receber. Às vezes, é ciumento e egoísta e possessivo. Na amizade, vemos a pessoa na sua essência, como ela é realmente. Por isso Santo Agostinho, bispo do século V, afirma com muita razão: "Só através da amizade pode-se conhecer alguém de verdade". No amor, entretanto, vemos a pessoa amada somente naquilo que ela tem de lindo e bom e maravilhoso. Projetamos na pessoa aquilo que queremos que ela seja. Somos sempre acompanhados pela paixão. Escreveu um autor desconhecido certa vez: "O amor quer constantemente adquirir; a amizade deseja apenas manter o que tem". Já Sêneca, filósofo romano, diz com uma profundidade ainda maior: "A amizade é sempre proveitosa, o amor às vezes é". Além disso, enquanto a amizade é construída sobre um fundamento espiritual, o amor tem como base a paixão corporal, que busca a posse total da outra pessoa.
Nos relacionamentos de namoro e casamento, o amor e a amizade caminham juntos. Sozinho, ninguém é capaz de fazer feliz um ser humano. É tedioso e sufocante viver exclusivamente para uma pessoa. Somos seres de relações. Por isso, para serem fortes e livres, esses relacionamentos precisam da amizade. No casamento, a amizade é ainda mais importante. O casal não somente necessita de amigos, mas também precisa ser amigo um do outro. Sem a amizade entre marido e mulher, o matrimônio logo morrerá ou sobreviverá de aparências. Isso afirmou muito bem o alemão Anselm Grün, no seu belíssimo livro Eu lhe Desejo um Amigo: "A relação de amor que conduz ao casamento só pode durar se tiver também a qualidade da amizade". Por sua vez, Ella Wheeler Wilcox, escritora americana, chegou a dizer também: "Todo amor que não tem a amizade como base é como a mansão construída sobre a areia". Portanto, é indiscutível a importância da amizade para o namoro e, principalmente, para o casamento.
Por fim, a amizade e o amor se comprometem com a felicidade do outro e conduzem para a liberdade. "A amizade e o amor são capazes de libertar a pessoa de sua solidão e dar à sua vida um sentido novo e mais profundo", diz Anselm Grün no seu livro Eu lhe Desejo um Amigo. O amor, no sentido que estamos falando aqui, somente é possível entre homem e mulher; já a amizade, por ser uma experiência superior, dá-se entre homens, entre mulheres, e entre homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário