sábado, 20 de dezembro de 2008

Ó Chave de Davi - Quarta Antífona do Ó


O Clavis David, et sceptrum domus Israel: qui aperis, et nemo claudit; claudis et nemo aperit: veni, et educ vinctum de domo carceris, sedentem in tenebris et umbra mortis.

Ó Chave de Davi e cetro da Casa de Israel, que abris e ninguém fecha; fechais e ninguém abre: vinde e libertai da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte.

O profeta Isaías fala que Eliacim, intendente real, agirá com o poder da chave da casa de Davi: "Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá;" (Is 22,22). No Apocalipse, o próprio Jesus se apresenta como Aquele que detém a chave da casa de Davi: "Ao anjo da igreja de Filadélfia, escreve: Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi - que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir". (Ap 3,7). Jesus é verdadeiramente a Chave de Davi. Nele e por Ele foram criadas todas as coisas (cf. Cl 1, 16); Nele, a humanidade é assumida e redimida. Portanto, é somente Nele que temos acesso ao Pai. Jesus é também a Chave porque Ele se torna o lugar onde o homem se redescobre, reler a sua história e se liberta das trevas e da sombra da morte. Nesse quarto dia da Semana Santa do Natal peçamos ao Menino de Belém que venha com poder, e abra-nos as portas da eternidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário