sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O primeiro a dar testemuho do Menino com seu próprio sangue - Festa de Sto. Estêvão


Dia 26 de dezembro, dentro da Oitava do Natal, a Igreja celebra a Festa de Santo Estêvão, o primeiro mártir do Cristianismo.
Caridade, Martírio e Testemunho são temas centrais da Liturgia da Palavra de hoje. Na primeira leitura, a Palavra de Deus nos apresenta Estêvão repleto do Espírito Santo, realizando milagres em nome de Cristo e falando com sabedoria divina. Muito interessante é a posição de Jesus: Ele não está sentado, está de pé, como se fosse uma testemunha do martírio sofrido pelo santo diácono. A morte de Estêvão é semelhante àquela de seu Mestre e Senhor.
O mártir é alguém que dá testemunho de Jesus Cristo com a própria vida. Testemunho de fé e de amor ao Reino de Deus. A Igreja dos primeiros séculos era, sobretudo, uma Igreja de mártires. Por essa razão, o Cristianismo foi tão bem aceito pelas pessoas daquela época. A fé cristã cumpria aquilo que pregava, era autêntica. Escritor dos primeiro tempos do Cristianismo, Tertuliano afirmava: "O sangue dos mártires é semente de novos cristãos". Esses cristãos não morriam por uma idéia, morriam por uma pessoa: Jesus Cristo!!! Santo Estêvão testemunhou muito bem essa verdade perante os homens daquele tempo.
No Evangelho, Jesus fala de todas as dificuldades pelas quais os seus discípulos haverão de passar: perseguição, ódio, calúnia... mas o próprio Senhor os acompanhará e os assistirá em todas as situações da vida. E garante: "Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mt 10,22).
Nos dias de hoje, os discípulos de Jesus continuam sofrendo perseguições. A Igreja continua sendo martirizada, caluniada, ridicularizada. Mas ela continua fiel na missão recebida do seu Senhor: dando testemunho da verdadeira fé, falando a verdade para os que vivem na mentira, sendo luz para aqueles que vivem nas trevas, anunciando o Reino de Deus, propondo o caminho da salvação.
Na celebração de hoje somos, portanto, convidados a direcionar o nosso olhar para Jesus Cristo, Deus conosco, e imitarmos o exemplo de Santo Estêvão, que foi fiel ao chamado do Pai. Somos convidados a fortalecer a nossa fé, a nossa caridade. Precisamos dar testemunho de Cristo diante deste mundo descrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário