
O cristianismo não se trata de um cumprimenro frio de normas exteriores. A experiência com Cristo, nosso encontro pessoal e único com Ele, deve gerar em nós um modo de ser, um ethos.
Expressão privilegiada desse ethos cristão é a nossa corporalidade. Entendemos corporalidade aqui como toda dimensão humana expressa em nosso corpo material. Para os cristãos essa corporalidade é para o Senhor e não para a fornicação (cf. 1Cor 6,13).
Expressão privilegiada desse ethos cristão é a nossa corporalidade. Entendemos corporalidade aqui como toda dimensão humana expressa em nosso corpo material. Para os cristãos essa corporalidade é para o Senhor e não para a fornicação (cf. 1Cor 6,13).
E o que é a fornicação? São todos os atos contrários ao projeto de Cristo no âmbito da sexualidade. Mas antes de contrariar tal projeto, a fornicação desfigura no homem o próprio homem, sua própria imagem.
Olhemos as pessoas que nos circundam, contemplemos a beleza divina expressa na simetria de seus corpos. São esses corpos instrumentos pelos quais expressamos nosso amor, nossa dor, nossa gratidão. Através do corpo, tornamo-nos próximos um dos outros. Assumindo um corpo, Deus nos redimiu.
No entanto, quanta desfiguração do humano! Quanta baixeza em nome de uma liberdade sexual! O corpo que deveria ser meio de crescimento humano, torna-se objeto de manipulação do prazer.
Uma das heranças da fé católica para a nossa civilização ocidental foi o conceito de pessoa. Das reflexões sobre a Trindade Santa, nos primeiros séculos, brotou a idéia de pessoa, de dignidade e direitos humanos. E isso foi uma novidade na Roma Antiga, carente de tais conceitos. E o que vemos hoje? O retorno à Roma de outrora, desprovida de humanidade.
Para nós cristãos o corpo expressa a beleza divina. E, pelo batismo, o corpo passa a ser não somente expressão, mas habitação da Beleza Divina, habitação do Seu Santo Espírito. Recordemos ao mundo: os nosso corpos são para o Senhor e não para a fornicação; somente assim salvaremos a nossa própria humanidade.
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