domingo, 12 de julho de 2009

Anunciar a filiação divina, eis a missão! - XV Domingo Comum


No texto da Carta aos Efésios desse XV Domingo Comum, S. Paulo nos diz que por Cristo nós ouvimos a palavra da verdade, o evangelho que nos salva.(cf. Ef 1,13a). O conteúdo dessa palavra da verdade o próprio Paulo apresenta-nos nessa mesma leitura: Deus nos predestinou a sermos seus filhos por meio do seu Filho Jesus (cf. Ef 1,1-5). Em Cristo e somente por Ele temos acesso à vida divina. Toda a humanidade é chamada a participar dessa vida, e o caminho é Cristo que nos redimiu do pecado, fazendo-nos santos e irrepreensíveis (cf. Ef 1,1-5). E o penhor dessa santidade é o Seu Santo Espírito derramado em nossos corações (cf. Ef 1,13b). É essa a finalidade da revelação divina, do projeto de Deus para a humanidade: tornar-nos participantes de sua vida divina, que já começa aqui nesse mundo a partir do nosso Batismo. É esse o Evangelho que apresenta ao homem o sentido de sua existência: vivermos em Deus.
Essa palavra da verdade anunciada por Cristo precisa ser proclamada ao mundo. Por isso, hoje, o Senhor envia os doze em missão (cf. Mc 6,7). O Senhor solicita que nada levem, além do estritamente essencial (cf. Mc 6,7-8). É porque o anúncio se faz urgente, não há tempo a perder. É preciso convencer o mundo à Boa-Nova, para que, assim, todos participem da vida em Deus.
É essa a missão de Igreja e de cada um de nós. É uma tarefa incômoda porque, assim como o profeta Amós contrariava as estruturas viciadas do coração humano de sua época (cf. Am 7, 12-15), anunciar o Evangelho será sempre o desafio de propor um estilo de vida diferente, a vida nova dos filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário