sábado, 27 de junho de 2009

Solenidade de São Pedro e São Paulo


Hoje, nós celebramos o dia solene destes dois homens de fé, fiéis seguidores de Cristo e colunas da Santa Igreja de Deus, a única fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi por essa Igreja que esses dois grandes apóstolos viveram e entregaram as suas vidas.
Pedro, humilde pescador, homem de pouca instrução, aquele que tantas vezes foi inconstante na fé, aquele que negara o Senhor por três vezes (cf. Mt 26,34); aquele que é o primeiro dos apóstolos, aquele que foi o companheiro do Senhor naquelas ocasiões especiais; aquele que escutava o Mestre com atenção e sempre era o primeiro a falar; aquele que confessou: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mt 16,16). Por vontade de Jesus Cristo, esse mesmo Pedro se tornou o chefe da Igreja, a nossa Mãe Católica. Não que ele fosse mais virtuoso que os outros, mas Jesus assim o fez para mostrar a Unidade da Igreja. Unidade que não se desfez com a morte de Pedro, mas continuou e continua por meio dos seus sucessores, os Papas. Como Pedro, nós cristãos devemos, apesar de nossas dúvidas e fraquezas, reconhecer Cristo como o Filho de Deus, como o Senhor da nossa vida, como o nosso único Salvador.
Paulo, o imbatível pregador do Evangelho, tornou Cristo conhecido aos pagãos daquele tempo. Por meio de sua voz, o Evangelho se fez ouvir por muitos homens. Paulo viveu tão apaixonadamente a Palavra de Deus que a sua vida se confundiu com a vida do seu Mestre: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). De perseguidor, Paulo se tornou perseguido. Sabendo que cumpriu a sua missão, ele confessa: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé” (1Tm 4,7). Pela fé, assim como o fez Paulo, os cristãos devemos fazer com que Cristo seja o sujeito de todas as nossas ações.
“Num só dia – como nos diz Santo Agostinho – celebramos o martírio dos dois apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu” (Liturgia das Horas Volume III, Segunda Leitura da Solenidade de São Pedro e São Paulo).
Finalmente, rezemos pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI. Hoje, o seu rosto é o rosto de Pedro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário