terça-feira, 2 de junho de 2009

“Simão, filho de João, tu me amas?" ”(Jo 21,15)

“Simão, filho de João, tu me amas mais do que a estes? Pedro respondeu:sim,senhor tu sabes que eu te amo. Jesus disse: Apascenta os meus cordeirinhos”.(Jo 21,15). Esta pergunta de Jesus feita a Pedro também é dirigida a nós cristãos do século XXI. De um modo particular é dirigida aos pastores da Igreja (bispos e presbíteros), àqueles que receberam a incumbência de guiar e orientar a porção de fiéis que lhes foi confiado em uma igreja particular.
Nessa bela passagem nosso Senhor nos pergunta não se amamos as ovelhas, mas, primeiramente, se amamos a Ele mesmo que é Deus feito homem por amor, apesar de nossa condição de pecadores. Pois para que o pastor não perca o foco de sua missão, que é conduzir o seu rebanho a Cristo, é preciso que ele busque e tenha uma intimidade com Jesus Cristo.Somente esse amor pelo Filho de Deus, o Bom Pastor, é que irá permitir que o bispo, o padre ou o vocacionado ao estado sacerdotal não procure o seu refúgio nas coisas vãs, mas tão somente no Ressuscitado, o maior motivo de sua vocação.
Essa manifestação que Jesus fez aos discípulos e em particular a Pedro, também faz a nós, todas as vezes que comemos o seu Corpo e bebemos do seu Sangue. No entanto, assim como Jesus disse que, antes que o galo cantasse três vezes, Pedro o negaria, também nós podemos fazer a mesma coisa, quando o negamos perante a sociedade, quando não somos fiéis às nossas promessas, quando não cuidamos do rebanho que Jesus confiou a nós, muitas vezes até o explorando para satisfazer os nossos próprios prazeres.
Por isso, amemos a Cristo por primeiro, o único pastor do rebanho, porque com essa nossa atitude de adesão radical à vontade do Senhor, conseguiremos ser capazes de amar aquelas pessoas que estão a nossa volta. E tudo isso acontece por ação do Santo Espírito de Deus, que vai nos dando discernimento e forças para sermos instrumentos de salvação na vida daqueles que nos procuram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário