sábado, 13 de junho de 2009

"O Reino de Deus é como a semente espalhada na terra" - XI Domingo do Tempo Comum


Nesse Domingo da XI Semana do Tempo Comum, ano B,a liturgia da igreja nos faz refletir sobre Cristo como o agricultor que lança as sementes do seu reino na vida das pessoas, a partir de suas parábolas, método usado por Jesus para explicar o seu Reino para aquelas pessoas mais simples.
Na primeira leitura, extraída do profeta Ezequiel, Deus nos revela a sua fidelidade para com o povo com o qual ele fez aliança dizendo: “eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro do mais alto de seus ramos, arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado” (Ez 17,22). A promessa que Deus fez a esse povo faz a nós mesmos hoje, porque é um Deus que é amor, fidelidade, misericórdia, justiça.Embora muitas vezes sejamos infiéis às nossas promessas ao nosso Deus. Essa nossa infidelidade acontece unicamente por causa de nossa inclinação ao pecado. No entanto, mesmo com o nosso pecado, Deus não volta atrás em suas palavras e continua com a sua obra de salvação para com todos os homens.
No Evangelho Jesus faz uma analogia do Reino de Deus com a semente, dizendo estas palavras as pessoas: “o Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda,noite e dia e a semente vai germinando e crescendo,mas ele não sabe como isso acontece” (Mc 4,26-27).
Essa semente sobre a qual Jesus nos fala no Evangelho é a própria vida Dele lançada na nossa vida para que mais tarde dê muitos frutos. É isso o que nos diz o salmo 91: “o justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano”. Esse crescimento só se realiza por causa de Cristo. São Paulo nos mostra essa realidade, falando à comunidade de Corinto: “eu plantei, Apolo regou, mas é Deus quem fez crescer” (1Cor 3,6).
As palavras de Jesus sobre o Reino, que é a sua presença em nós, cumprem a profecia de Ezequiel: cada cristão é um broto, separado e colocado no mais alto, na vida do próprio Cristo.
Portanto, busquemos o agricultor que é Cristo, para que Ele possa plantar sempre em nossos corações e em nossas vidas a sua semente, para que possa germinar e crescer, e só assim poderemos dar testemunho de cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário