domingo, 31 de maio de 2009

"Recebei o Espírito Santo" - Solenidade de Pentecostes



A Solenidade de Pentecostes encerra o Tempo Pascal, celebrando o seu grande Dom: o Espírito Santo. Hoje se cumprem as promessas feitas por Deus por meio dos profetas, promesas segundo as quais seria derramado sobre a casa de Israel o Espírito de Deus, Espírito de vida nova. Hoje também chega ao seu cume o plano salvífico de Deus: dar-nos a sua própria vida, colocando-nos na comunhão da Trindade pelo Seu Espírito.
É pelo derramamento do Espírito que entramos no dinamismo da ressurreição. Jesus não veio ao este mundo para morrer e ressuscitar somente. Caso isso tivesse acontecido, o que teríamos a ver com Jesus? Quem ressuscitou foi Ele. Mas não. Aquela vida que Jesus recebeu do Pai, arracando-o da morte, Ele nos deu, ao doar o Seu Espírito. Assim, ao partilharmos o mesmo Espírito que habita corporalmente em Jesus, nós já ressuscitamos para a vida da graça, e um dia, ressuscitaremos plenamente. É por isso que a Páscoa é um tempo de alegria proque temos a certeza de que em Cristo, no Espírito, somos homens novos.
Esse Espírito foi derramado sobre os apóstolos no dia mesmo da ressurreição de maneira discreta, conforme nos atesta o Evangelho de João (cf. Jo 20, 19-23). No dia mesmo da Páscoa, à tarde, Jesus dá o Espírito, batizando os apóstolos, fazendo-os suas testemunhas. O outro momento em que o Espirito foi doado encontramos nos Atos dos Apóstolos (cf. At 2, 1-11). Aqui o Espírito manifesta-se de forma barulhenta e pública, impulsionando os seus discípulos à missão. E esse mesmo Espírito continua presente na Igreja, continua sendo derramado pela Palavra viva e pelos sacramentos, principalmente a Eucaristia, quando o recebemos sob o véu sacramental
Esse Espírito, doado permanentemente à Igreja, dá testemunho que Jesus é o Senhor. É Ele que clama na Igreja e pela Igreja que não há outro senhorio a não ser o de Cristo, conforme nos diz S.Paulo: "ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo" (1Cor 12,3). Dá testemunho é confessar no Espírito Santo, diante do mundo, que Jesus é o Cristo.
Essa presença do Espírito assume, por meio do anúncio da Igreja, as feições de cada cultura, purificando-as para torná-las cheias dos sentimentos de Jesus Cristo. É pelo Espírito que a Igreja assume a diversidade de povos, raças e línguas.
Que reconheçamos sempre a presença do Espírito Santo em nossa vida pessoal e eclesial. Rezemos sempre: “Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons”. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário