sábado, 28 de novembro de 2009

O tempo do Advento

Mais uma vez começa o tempo do Advento, tempo de silenciosa e alegre espera do Senhor que vem para cumprir suas promessas.
O início do Advento coincide com o início do ano litúrgico. É preciso que compreendamos bem o que vem a ser o ano litúrgico: ele é o compêndio espiritual dos mistérios da salvação no decorrer do tempo. Ao passar os dias do ano, dentro do espaço temporal da liturgia, nós, ao mesmo tempo em que permanecemos no tempo, entramos na eternidade de Deus através do Espírito Santo que habita em nós. Dessa forma, viver cada ano com intensidade os mistérios celebrados diariamente no ano litúrgico deve ser uma preocupação primordial para o fiel de Cristo. Nesse sentido, o tempo do Advento com o qual se inicia o ano litúrgico constitui uma oportunidade ímpar para predispor o espírito para receber o Senhor que vem nos visitar no Natal.
O tempo do Advento é marcado pela cor roxa, sinal da vigilância que deve ser o estado de espírito corrente do cristão e que a Igreja convida a aprofundar nesse período. Apenas no terceiro Domingo do Advento o roxo é substituído pelo róseo ou roxo mitigado, em sinal da proximidade das festas natalinas. Também nos lembra a necessidade de buscar a reconciliação com Deus por meio do sacramento da reconciliação para podermos participar dignamente dos santos mistérios de Deus.
Um outro aspecto importante deste tempo litúrgico é o convite que a Igreja faz para que seus filhos ouçam mais e melhor a Palavra de Deus. Nesse sentido é que ela nos faz ouvir durante este período, grande parte da profecia de Isaías, além de, no Evangelho, destacar cada dia que a vinda do Senhor no fim dos tempos está iminente. Este é o tom deste tempo: a expectativa e certeza da vinda do Senhor no fim dos tempos (durante as primeiras semanas do Advento) e no Natal (a partir do dia 17 de dezembro), além da vinda cotidiana do Senhor em nossos corações pelo Seu Santo Espírito e na Sagrada Liturgia, nos irmãos etc.
A riqueza do tempo que agora se inicia é tamanha que não caberia nem ao menos assinalar os principais pontos neste minúsculo texto. Durante todo o tempo do Advento chamarei a atenção de você, caro leitor, para outros aspectos importantes. Também tentarei colocar uma série diária de reflexões acerca das leituras do profeta Isaías que forem sendo lidas no decorrer deste período e que meditarei, convidando você a fazer o mesmo.
De todo coração, desejo a você um santo tempo de Advento, de forma que possamos receber, de coração dilatado, o nosso doce Jesus neste Natal de 2009 e também durante estes dias que o antecedem.

Um comentário:

  1. Bela explicação sobre o ano litúrgico. Estar no tempo, mas experimentar o mistério que o transcende. "Graças à liturgia e à Tradição viva da Igreja, não devemos dizer, tristemente, que dois mil anos nos separam dos acontecimentos da salvação, mas que dois mil anos nos unem a eles" (CANTALAMESSA, Raniero. O Mistério do Natal. 5. ed. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1993, p. 6).

    ResponderExcluir