segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Festa São Lourenço, Diácono e Mártir

Hoje a Igreja convida-nos a celebrar a santidade e também o martírio do diácono Lourenço, que mesmo sobre as ameaças de morte e as seduções que o mundo oferecia, conseguiu ser fiel a Cristo. Lourenço exerceu na Igreja de Roma a função de diácono, administrando os bens da Igreja. E, nesta mesma Igreja também derramou o seu próprio sangue pelo nome de Jesus Cristo.
Com esse grande exemplo que foi são Lourenço de serviço e doação total a Deus, a Igreja no mundo inteiro dedica este dia especial aos diáconos, convidando-os para olhar para esse grande homem e pedindo que os nossos diáconos sejam hoje verdadeiros servidores do povo, ajudando a administrar tanto a Igreja ao lado de seu bispo como também servindo ao povo de Deus que tanto necessita.
Diz a história que quando Lourenço foi preso e intimado a comparecer diante do prefeito Cornelius Saecularis, a fim de prestar contas dos bens e das riquezas que a igreja já possuía, Lourenço pediu-lhe um prazo para fazê-lo, dizendo que tudo entregaria. Confessou que a Igreja era muito rica e que a sua riqueza ultrapassava a do imperador Valeriano. Foram-lhes concedidos, então três dias. Lourenço reuniu os cegos, os coxos, os aleijados, todos os enfermos, crianças e velhos e disse ao imperador que os bens da igreja eram essas pessoas.
Se realmente amamos a Cristo, a exemplo de São Lourenço, imitemo-lo. Na verdade, Cristo sofreu por nós, deixando-nos seu exemplo, para que sigamos os seus passos (cf. 1Pd 2,21). Estas palavras do apostolo são Pedro parecem dar a entender que Cristo só sofreu por aqueles que seguem os seus passos e que Sua paixão de nada aproveita senão aqueles que o seguem. E isto não é verdade. Cristo não venho para os sadios mas para os que estão doentes (cf. Mt 9,19). Portanto, Jesus quer salvar a todos.
O mundo cristão hoje venera esse grande mártir da Igreja que foi Lourenço com a mesma veneração e respeito que honra os primeiros apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário