terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Angelus no dia do Batismo do Senhor

Eis a intervenção do Santo Padre durante o Angelus rezado no dia do Batismo do Senhor, na Praça de São Pedro.


Caros irmãos e irmãs!
Hoje a Igreja celebra o Batismo do Senhor, festa que conclui o tempo litúrgico do Natal. Este mistério da vida de Cristo mostra visivelmente que a sua vinda na carne é o ato sublime de amor das Três Pessoas divinas. Podemos dizer que, a partir deste solene evento, a ação criadora, redentora e santificadora da Santíssima Trindade será sempre mais manifesta na missão pública de Jesus, no seu ensinamento, nos seus milagres, na sua paixão, morte e ressurreição. De fato, lemos no Evangelho segundo São Mateus que “tendo sido batizado, Jesus saiu da água: e eis que os céus se abriram para ele e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele. E uma voz veio do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado: nele eu pus meu agrado” (3,16-17). O Espírito Santo “habita” em seu Filho e testemunha a divindade, enquanto a voz do Pai, proveniente dos céus, exprime a comunhão de amor. “A conclusão da cena do batismo nos diz que Jesus recebeu esta verdadeira “Unção”, que Ele é o Ungido [o Cristo] esperado” [Jesus de Nazaré, São Paulo, 2007, p. 39], a confirmação da profecia de Isaías: “Eis o meu servo que eu sustento, o meu eleito em quem me comprazo” (Is 42,1). É realmente o Messias, o Filho do Altíssimo que, saindo das águas do Jordão, estabelece a regeneração no Espírito e abre, a quantos o desejarem, a possibilidade de se tornarem filhos de Deus. Não por acaso, de fato, cada batizado adquire o caráter de filho a partir do nome cristão, sinal inconfundível de que o Espírito Santo faz nascer “de novo” o homem no seio da Igreja. O Bem-Aventurado Antonio Rosmini afirmava que “o batizado sofre uma operação secreta mas poderosíssima, pela qual ele é gerado na ordem sobrenatural, colocado em comunicação com Deus (Do princípio supremo do método..., Turim, 1857, n. 331). Tudo isto se verificou novamente esta manhã, durante a celebração eucarística na Capela Sistina, onde conferi o sacramento do Batismo a 21 recém-nascidos.
Caros amigos, o Batismo é o começo da vida espiritual, que encontra sua plenitude por meio da Igreja. Na hora exata do Sacramento, enquanto a Comunidade eclesial reza e confia a Deus um novo filho, os pais e os padrinhos se empenham em acolher o recém-batizado sustentando-o na formação e na educação cristã. É esta uma grande responsabilidade, que deriva de um grande dom! Por isso, desejo encorajar todos os fiéis a redescobrir a beleza de ser batizado e pertencer, assim, à grande família de Deus, e a dar alegre testemunho da própria fé, a fim de que esta fé gere frutos de bem e de concórdia.
Pedimo-lo por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Auxílio dos cristãos, à qual confiamos os pais que estão se preparando para o Batismo de seus filhos, bem como os catequistas. Toda a comunidade compartilha a alegria do renascimento pela e pelo Espírito Santo!

Fonte: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110109_battesimo_it.html, tradução minha.

Um comentário:

  1. Olá Henrique, eu quero te parabenizar pelo blog. E estou estruturando o meu. Para tanto, eu gostaria de sua ajuda, amigo, como, por exemplo, para colocar o espaço de comentario ao lado e, também, como colocar a pagina dos "temas", como se pode observar ao lado direito do seu blog. Atenciosamente, seminarista Felipe (Paraíba). Grande abraço. Deixo-vos o meu endereço eletronico para resposta: felipe_almeida4@hotmail.com, ou podes responder no seu proprio blog.

    ResponderExcluir